domingo, 31 de julho de 2011

ANSIADAS FÉRIAS EM SELADA DAS PEDRAS

O meio de Agosto costuma ser época de romaria a Selada das Pedras. Este ano crê-se que não seja excepção, com vários naturais e descendentes de filhos da terra a rumarem à sua aldeia do coração. Céu Antão é um desses casos, que ilustra perfeitamente o sentimento de muitos seladenses nesta fase.

Com o regresso à sua terra-natal cada vez mais próximo, esta mulher, nascida há 52 anos, confessa que já "sente ansiedade e anda a contar os dias" para passar um período de férias bem especiais na povoação onde viveu até aos 24 anos. "Gosto muito de ir a Selada das Pedras e costumo ir lá sempre que posso, especialmente nas quadras festivas, como o Natal e a Páscoa, e no Verão. Gosto de ir lá para ver a família, visto que alguns familiares só os vejo quando lá vou", diz D. Céu.

Céu Antão, tal como muitos outros seladenses, está ansiosa pelas férias na sua terra
Segundo a nossa interlocutora, qualquer ida à aldeia permite-lhe também recuar no tempo, trazendo-lhe gratas memórias: "Recordo-me que gozei muito naquela terra, onde havia muita alegria. Tenho saudades dos tempos em que lá havia muitos bailaricos e em que nos mascarávamos no Carnaval."

E o que mais cativa Céu Antão no Verão seladense? "Gosto muito de passar férias com a minha cunhada Lurdes, que é como se fosse minha irmã, e de ajudar nas festas, como é agora o caso do almoço-convívio. Aliás, conviver com as pessoas da terra na Casa do Povo é das coisas que mais gosto. Para além disso, gosto de ir às piscinas e às típicas festas de Verão", revela a esposa do Presidente do Grupo Regionalista de Selada das Pedras.

O pior mesmo, na óptica desta mulher, é o momento da despedida nestas idas à aldeia. "Fico sempre triste quando tenho que vir embora de Selada das Pedras. Sinto a falta daquele convívio e daquelas pessoas", afirma D. Céu.

Mas, para já, o tempo é de alegria: Selada das Pedras, que está sempre perto do coração, está mais próxima da vista a cada dia que passa!