domingo, 24 de julho de 2011

UM MONUMENTO DE HOMENAGEM NA ALDEIA

Desde 2009 que, ao passarmos junto ao núcleo antigo de Selada das Pedras, podemos encontrar um pequeno e belo monumento, erguido em pedra de xisto e com a seguinte mensagem inscrita numa placa: "Em memória dos que nasceram e viveram nesta aldeia e já partiram para sempre. Haja paz às suas almas. JG".


A combinação das letras J e G representa as iniciais do primeiro e último nome do autor intelectual deste memorial, José Gonçalves. E porque terá resolvido este natural da terra investir do seu próprio bolso na construção desta obra? "O que me levou a criar este memorial, foi lembrar-me dos meus pais e dos nossos antepassados que, infelizmente, já faleceram. Temos muitas saudades de todas essas pessoas e, como sinal disso mesmo, decidi fazer este monumento de homenagem a todos eles", explica José Gonçalves.

José Gonçalves tem investido na aldeia de onde é natural
Não obstante já ter levado a cabo mais obras em Selada das Pedras - algumas das quais ainda em curso -, este septuagenário rejeita o rótulo de empreendedor, dizendo, humildemente, que "isso já é muito". José Gonçalves classifica-se apenas como "uma pessoa que gosta de ver as coisas bonitas e que, por isso, tem investido na aldeia". E fazendo jus às palavras deste homem, o certo é que este memorial contribui também para valorizar e embelezar um pouco mais a nossa terra. Selada das Pedras agradece-lhe...