sábado, 3 de dezembro de 2011

AS SABOROSAS FILHÓS, O POPULAR DOCE DA ALDEIA

As filhós são uma doçaria tipicamente beirã. Selada das Pedras não foge a essa característica regional, tendo nas saborosas filhós a principal tentação da terra no que concerne a doces.

São um tipo de doçaria típica da quadra natalícia, no entanto, as filhós fazem pontualmente as delícias de muitos 'gulosos' que são incapazes de lhes resistir durante um ano.

Para quem não tem o prazer de conhecer este doce, aqui ficam, de forma resumida, alguns passos que podem ajudar à confecção do mesmo.

A confecção desta iguaria requer os seguintes ingredientes: farinha, açúcar, fermento de padeiro, aguardente, ovos, sal, óleo e azeite. Como nota de exemplo, fica registada a seguinte medida: dois kgs de farinha, 500 ou 750 grs de açúcar (consoante as pretendam mais ou menos doces), uma dúzia de ovos, três pacotinhos de fermento de padeiro, um cálice de aguardente, umas pitadas de sal, óleo e uns fiozinhos de azeite.

Passos a seguir:

1 - Colocar a farinha, o açúcar, os ovos, a aguardente, o sal e o fermento, este derretido em água morna, num grande recipiente, de preferência um alguidar;

2 - Misturar todos os ingredientes e amassar bem a massa, até esta ficar consistente;

3 - Puxar a massa para um dos lados do alguidar e colocar, no lado inverso, um fiozinho de azeite no fundo do alguidar. Em seguida, deve repetir-se o mesmo processo, mas invertendo os lados, por forma a que a massa fique em cima do azeite;

4 - Voltar a amassar, desta feita de forma ligeira. Seguidamente, deve colocar-se azeite nas mãos e passá-las por cima da massa, alisando-a.

5 - Pôr uma panela com a água ao lume, deixando-a aquecer até ferver e depois colocá-la por baixo do alguidar. Em seguida, deve-se tapar o alguidar com um pano ou uma toalha, inserindo-se uma colher de pau ou uma cana a atravessar todo o recipiente, por cima da massa, para que esta, ao crescer, não se agarre à cobertura. Depois, deve esperar-se algum tempo, poderão ser umas horas, até a massa ficar pronta.

6 - Quando a massa estiver mais crescida, poderá ser sinal de que está pronta, caso coloquemos o dedo na massa e esta levantar e fizer uma espécie de bolhas. Se assim for, é o momento de colocar um tacho com óleo ao lume.

7 - Em seguida, estica-se a massa, dando-lhe formas redondas, grossas na extremidade e finas no meio. Para finalizar, deve passar-se azeite nas mãos e colocar a massa a fritar no tacho com óleo.

Agora coloquem as mãos na massa. É só amassar, esticar, fritar e, por fim, deliciar! Quem não gosta?