quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ANTÓNIO GONÇALVES, UM FILHO DA TERRA COM SELADA DAS PEDRAS SEMPRE PERTO DO CORAÇÃO

António Gonçalves é uma das personalidades mais populares de Selada das Pedras. Já lá vão 67 anos desde que a nossa linda aldeia o viu nascer. Mas, por mais tempo que passe, este seladense mantém as suas raízes bem ligadas à terra-natal, não obstante residir na longínqua e bela localidade de Sesimbra. Aliás, este é um dos casos em que não se aplica a expressão ‘longe da vista, longe do coração’: “Não me esqueço das minhas origens, da minha terra e da nossa gente, da família e dos amigos. Lembro-me diariamente da minha aldeia, que recordo sempre com saudade.”

Cresceu em Selada das Pedras, mas precocemente partiu em busca de um futuro mais risonho – como era timbre naquela época. Com apenas 13 anos de idade, rumou a outras paragens e descobriu novas realidades. “Foi aí que vi um comboio pela primeira vez, em Coimbra, para onde fui vender quadros”, conta ‘Ti Antonho’, como é carinhosamente tratado na aldeia.

A actividade de vendedor de quadros revelou-se uma autêntica aventura, levando-o a percorrer o País de Norte a Sul. “Comecei na zona de Aveiro, depois passei por Águeda, Valença do Minho, Covilhã, Algarve, Lisboa e Setúbal, distrito onde me fixei”, revela António Gonçalves.

No entanto, apesar das múltiplas viagens, o ‘cordão umbilical’ que o une a Selada das Pedras permaneceu sempre intacto, sendo ainda reforçado por visitas constantes. “As saudades da família e da aldeia sempre fizeram com que viesse à terra muitas vezes. Quando era mais jovem, vinha todas as semanas ou quinzenalmente, actualmente venho todos os meses à aldeia”, afirma ‘Ti Antonho’.

UM SAUDOSO PASSADO BEM PRESENTE

Os tempos de infância e juventude fazem já parte do passado. Porém, alguns acontecimentos marcantes continuam presentes no ‘baú’ de memórias de António Gonçalves. “Lembro-me bem dos tempos de jovem e, principalmente, das pessoas que já partiram e com as quais tinha uma forte ligação”, refere o seladense.

No que concerne a episódios concretos, ‘Ti Antonho’ não enjeita partilhar certas recordações de menino. “Uma vez, a caminho da escola, escondemos os pífaros e não nos podíamos esquecer onde os tínhamos escondido para os irmos buscar no regresso das aulas. Ainda hoje falamos sobre o famoso ‘pífaro da roçada’. E ainda todos se lembram!”, recorda o nosso interlocutor, que acrescenta ainda uma situação que deixaria, hoje em dia, muitas crianças de ‘água na boca’: “Como antigamente nevava muito, nós, os miúdos, juntávamo-nos na escola a fazer bolas de neve que chegavam a ter alguns metros de altura. Depois ficavam lá a derreter durante meses…”.

António Gonçalves relembra ainda um acontecimento caricato vivido uns anos mais tarde, na sua juventude: “Tinha adquirido uma motorizada em Oliveira do Bairro e, quando a trouxe à aldeia, nunca lá havia estado nenhuma, nem sequer havia estrada… Existia apenas um caminho e tive que levar a motorizada à mão para casa.”

UM AMOR PINTADO DE VERMELHO

Apaixonado pela sua aldeia, este homem tem outras paixões intensas. Uma delas é sentida em tons rubros e é capaz de rivalizar com o sentimento que nutre pela terra. “Não conseguia escolher entre o Benfica e Selada das Pedras, porque são dois grandes amores. O meu gosto pelo clube nasceu desde jovem e, assim que fui para Lisboa, tornei-me sócio, já há mais de 40 anos”, declara António Gonçalves.

O apego deste benfiquista ao seu emblema de coração é facilmente visível na sua vivenda em Selada das Pedras. A habitação encontra-se enfeitada com algumas peças alusivas ao Benfica, entre elas uma águia em pedra (na foto anterior). “Assim que vi essa águia, pensei logo que ficava bem à porta para decorar a minha casa”, explica o adepto ‘encarnado’.

A casa de António Gonçalves patenteia o seu sentimento benfiquista
E por falar no animal que simboliza o Benfica, a ave em pedra não foi a única a ter assentado arraiais no lar de António Gonçalves. “Tenho o prazer de a verdadeira águia Vitória já ter pernoitado na minha residência. Isso foi algo que me encheu de orgulho”, salienta este benfiquista, com enorme contentamento.

'Ti Antonho' fica agora a aguardar, com o coração a palpitar, para saber se a equipa de futebol do qual é afecto lhe tem reservadas algumas alegrias. Caso isso não aconteça, tem em Selada das Pedras o seu melhor 'porto de abrigo'...