domingo, 5 de junho de 2011

UMA TERRA QUE DESPERTA PAIXÃO ATÉ A QUEM VEM DE FORA

Quem disse que é necessário ser nascido, criado ou ter origens em Selada das Pedras para sentir paixão pela terra? Não é preciso ter esses laços para haver sentimento pela nossa aldeia. O exemplo de Orlando Martins é prova sintomática disso mesmo. Conheceu a povoação em 2000 e o fascínio por ela foi imediato...

A residir na Margem Sul do Tejo, Orlando Martins não tinha qualquer ligação a Selada das Pedras. Para ele, esta era uma aldeia desconhecida igual a tantas outras espalhadas pelo País. Tudo mudou em 2000, quando, numa excursão a Pampilhosa da Serra, este homem teve a oportunidade de conhecer a nossa terra, ficando "apaixonado" por ela de forma instantânea.

Tendo sido "recebido como se fosse da terra", Orlando Martins ficou logo, nesse primeiro contacto, impressionado com "a simpatia das pessoas, a limpeza das ruas, a atmosfera e a beleza da aldeia".

O sentimento foi de tal maneira intenso e agradável, que perante a oportunidade de investir na aldeia, o simpático 'Ti' Orlando, como é respeitosamente tratado, não hesitou: adquiriu e remodelou uma casa antiga. "É um ambiente do melhor que há no País e até me sinto mais seguro do que em Lisboa. Acima de tudo, investi pela minha saúde. Passo uma semana em Selada das Pedras e, quando regresso a Lisboa, volto outro. Além disso, sempre gostei do contacto com a Natureza e aquela zona é excelente, por exemplo, para plantar árvores de fruto, nomeadamente cerejeiras", refere o septuagenário, explicando a sua opção.

Por pertencer à 'família seladense' há já 11 anos, algumas mudanças na povoação são facilmente visíveis aos olhos deste homem. "Desde que conheci a aldeia, vejo alguns melhoramentos", assinala Orlando Martins, elogiando o "excelente trabalho" de José Alberto Gonçalves, presidente do Grupo Regionalista de Selada das Pedras. Ainda assim, não poupa algumas críticas a outras pessoas. "É pena que nem todos na aldeia pensem da mesma forma que o Zé Alberto", lamenta.

Orlando Martins e a esposa em Selada das Pedras
O certo é que depois deste período de tempo, 'Ti' Orlando continua a ser feliz em Selada das Pedras, não se mostrando arrependido pelo investimento que fez na terra. "Gosto muito da aldeia, não para viver permanentemente, mas para passar algumas temporadas. Recomendo a todos que a visitem, sem hesitações. Aliás, todos os amigos que aqui trago ficam impressionados com as paisagens que se vislumbram nesta zona. E, para além disso, a nível de restauração esta área é muito convidativa: come-se bem e a preços acessíveis", finaliza.

De referir que o caso de Orlando Martins não é isolado. Outras casas antigas foram compradas e estão a ser remodeladas por pessoas de fora de aldeia. Este facto é de grande importância para Selada das Pedras, uma vez que lhe confere outra 'vida' e contribui para o seu embelezamento.