domingo, 29 de maio de 2011

SELADA DAS PEDRAS VENCE 'CLÁSSICO'

A equipa de Selada das Pedras deslocou-se este domingo à Póvoa de Santa Iria, onde foi vencer os Lobatinhos por 7-6, num 'clássico beirão'. O desporto, neste caso o futebol em particular, pode funcionar como elo de ligação entre povoações vizinhas, fomentando amizades. Foi o que aconteceu hoje, em que se defrontaram duas equipas rivais, mas, sobretudo, duas aldeias amigas.

Privada do contributo de três defesas, Bruno Gonçalves, Ricardo Santos e Vítor Mateus, a nossa equipa apresentou-se unicamente com elementos de vocação ofensiva. Assim sendo, o conjunto seladense teve que recorrer a adaptações de jogadores no sector defensivo, que neste desafio foi composto por Tiago Gonçalves e Pedro Barata. A baliza voltou a ser defendida por Tiago Santos, enquanto que o ataque ficou entregue à dupla constituída por Paulo Conceição e Tiago Mateus.

A equipa que representou Selada das Pedras neste desafio
A tónica da partida caracterizou-se, sobretudo, pelo assumir das despesas atacantes por parte de Selada das Pedras, tendo os Lobatinhos apostado no contra-ataque. A primeira parte foi equilibrada, terminando com a nossa equipa em desvantagem por 2-3. O resultado verificado no período de descanso explica-se, essencialmente, pela diferença de eficácia na finalização: o adversário foi eficaz nesse capítulo, ao passo que o conjunto seladense teve alguma falta de sorte (duas bolas no poste) e desperdiçou algumas ocasiões claras de golo.

O intervalo permitiu a Selada das Pedras delinear a estratégia para chegar à vitória
A perder ao intervalo, Selada das Pedras entrou com toda a força na segunda parte, criando oportunidades de golo e não deixando 'respirar' os Lobatinhos, remetidos à sua zona defensiva. A pressão ofensiva seladense viria a dar frutos e a reviravolta operada, logo nos minutos iniciais, acabou por não constituir surpresa.

Em situação favorável no 'placard', a nossa equipa passou a fazer uma melhor gestão do jogo, elevando, inclusivamente, a vantagem para dois golos por duas vezes (6-4 e 7-5). No último lance do encontro, os Lobatinhos reduziram a desvantagem, fixando o resultado final em 7-6 a favor de Selada das Pedras.

Como curiosidade, refira-se que todos os jogadores da nossa equipa 'fizeram o gosto ao pé', denotando a força colectiva do grupo. Tiago Mateus (2), Pedro Barata (2), Paulo Conceição (1), Tiago Gonçalves (1) e Tiago Santos (1, de grande penalidade) foram os marcadores dos tentos seladenses.

Ambas as formações estão de parabéns pelo jogo que efectuaram. Foi um embate disputado de forma intensa e com bons momentos de futebol proporcionados pelos dois conjuntos. No que diz respeito ao resultado, a vitória de Selada das Pedras é justa. Aliás, a nossa equipa até justificava uma vantagem um pouco mais ampla, face ao domínio exercido e ao maior volume de jogo ofensivo.

Fica ainda uma palavra de agradecimento para os adeptos seladenses que se deslocaram ao Complexo Desportivo da Quinta da Piedade para apoiar as nossas cores. Resta acrescentar que novo clássico pode ser agendado para o mês de Junho.