quarta-feira, 22 de junho de 2011

PALCO DE TERTÚLIA HÁ MAIS DE MEIO SÉCULO

Se os habitantes de Selada das Pedras fossem questionados sobre qual o local mais mítico da aldeia, provavelmente poucos iriam mencionar aquele a que se refere este post. Porventura, até mesmo nenhum. Todavia, isso não reduz a importância do mesmo...

Não sendo tão emblemático como, por exemplo, a Casa do Povo ou a Capelinha das Alminhas, o banco que se encontra no centro da povoação, situado junto à Fonte, no cimo do Largo do Forno da Telha, é um dos pontos de encontro mais antigos de Selada das Pedras.

Passando despercebido aos olhares da maioria dos visitantes da aldeia, este banco 'esconde' histórias infindáveis de décadas e décadas. Ali passaram avós, filhos, netos e bisnetos. Ali decorreram milhares e milhares de conversas. Ali se ficaram a conhecer tristezas e se verteram algumas lágrimas. Ali se sentiram boas emoções e se geraram momentos de paródia, fazendo ecoar muitas e sonoras gargalhadas pela aldeia.

Construído de forma rudimentar, com uma simples tábua apoiada em dois blocos de cimento, este banco acabou por 'assentar arraiais' em Selada das Pedras. Já lá está há mais de 50 anos. E quem é que nunca se sentou ali?

COLOCADA A TERCEIRA TÁBUA

Com tantos anos de existência, o banco central teve, necessariamente, que ter mais que uma tábua. No dia 21 de Junho, foi feita a segunda substituição do assento, com a colocação da terceira tábua da história do local. Essa tarefa esteve a cargo de Manuel Antunes, um dos habitantes da aldeia e proprietário da casa junto ao referido espaço. Em imagens, aqui fica registada a troca efectuada no banco central da aldeia...

'Ti Manel' a preparar o assento
Foi chegado o momento de substituir a tábua antiga
A nova tábua já colocada
Missão cumprida e ali já se pode descansar com mais conforto