sexta-feira, 13 de maio de 2011

CAPELINHA DAS ALMINHAS, LOCAL MÍTICO NA ALDEIA

Situada no Largo do Forno da Telha, a Capelinha das Alminhas é um dos pontos mais emblemáticos de Selada das Pedras. Este santuário é um mítico local de culto religioso, não só para os habitantes da aldeia, como também para os seus visitantes.

A Capelinha das Alminhas, que expressa a devoção da população seladense à Nossa Senhora de Fátima, foi construída há sensivelmente 40 anos.

Desde que surgiu, todos aqueles que passam pela povoação são 'obrigados' a fazer uma paragem na 'Santinha', como é carinhosamente designada a Capelinha das Alminhas pelos habitantes de Selada das Pedras. Tirar fotografias, fazer orações, pedir protecção à Nossa Senhora ou, simplesmente, contemplar a obra, são alguns dos motivos que levam as pessoas a ficarem por ali durante alguns instantes.

Ao longo de quatro décadas, o santuário já foi alvo de várias modificações, por forma a melhorá-lo. As seguintes fotografias atestam isso mesmo...


A última intervenção neste espaço foi concluída em finais de Março. A Capelinha das Alminhas apresenta-se actualmente com uma imagem renovada, mais moderna e agradável, como pode constatar-se na fotografia que se segue...

Certo é que, por mais anos que passem e independentemente das transformações a que eventualmente possa ser sujeita, a 'Santinha' será sempre uma das imagens de marca de Selada das Pedras.