terça-feira, 10 de julho de 2012

À CONVERSA COM... RICARDO SANTOS

"Equipa está a tornar-se cada vez mais forte"

É um jogador que dá o máximo em cada jogo e que tem a raça e o espírito de luta que caraterizam os antepassados da nossa aldeia. Ricardo Santos é um dos defesas da nossa equipa, mas, apesar de jogar mais atrás, já apontou 14 golos nos 13 jogos que fez com a camisola seladense. Infelizmente, nenhuma dessas partidas foi no Torneio inter-aldeias em que Selada das Pedras participou há cerca de três meses. Uma lesão obrigou-o a ficar de fora nessa competição. Em discurso direto aqui ficam as opiniões do 'camisola 5' seladense sobre a realidade da equipa...


Blog - Qual o significado de representares a equipa de Selada das Pedras?
Ricardo Santos - É quase como representar a Seleção Nacional, pois foi uma terra onde cresci e onde aprendi muitas coisas ao longo da vida. Representar Selada das Pedras é um orgulho, não nacional, mas regional.

- Pensas que a criação da equipa trouxe benefícios à aldeia?
- Claro que sim. A equipa tornou a aldeia mais visível aos olhos das pessoas de fora. Selada das Pedras ficou com mais visibilidade para o exterior, pois, como se sabe, a aldeia é pequena e dado que não existe grande divulgação sobre a mesma, a equipa de Futsal tornou-se uma grande ajuda neste ponto.

- Como avalias o desempenho da equipa até agora (15 vitórias, 1 empate e 5 derrotas)?
- Penso que, com esta média de vitórias, dava para ganhar o Campeonato Nacional! Agora fora de brincadeiras, tem sido um desempenho acima da média, se bem que o que importa é a camaradagem entre os membros da equipa. No meu ponto de vista, os resultados são relegados para segundo plano.

"Pontos fortes são a camaradagem e o fair-play"

- Qual a análise que fazes do plantel seladense?
- É um plantel jovem nestas andanças, mas a equipa está a tornar-se cada vez mais forte a cada jogo que passa. Estamos a tornar-nos mais coesos, tanto a nível de jogo como a nível de amizade entre os jogadores.

- Na tua opinião, existe algum ponto forte que se destaca no conjunto?
- Os pontos fortes da equipa são a camaradagem que existe entre os jogadores e o fair-play demonstrado pela equipa. Num ou noutro jogo existe sempre um jogador que se destaca mais. Mas não gosto de falar individualmente sobre nenhum jogador, pois se ele estivesse a jogar sozinho de certeza que não iria ter a prestação que teve durante o jogo.

- Qual o aspecto em que julgas que a equipa tem que melhorar mais?
- Penso que temos que melhorar um pouco a defesa, pois estamos a sofrer alguns golos infantilmente. Mas atendendo a que não somos profissionais na matéria e que não jogamos regularmente, até acho que não estamos mal. Outra coisa a melhorar é conseguir manter a calma durante certas alturas do jogo para conseguirmos fazer o nosso jogo e não entrarmos no jogo que as equipas adversárias pretendem.

- Mudavas alguma coisa para melhorar a equipa?
- Não. Penso que a equipa está muito bem assim. A única coisa a melhorar é termos jogos mais regularmente, o que não é fácil. Como se sabe, cada um tem a sua vida e hoje em dia a disponibilidade é uma coisa difícil de se arranjar, principalmente quando engloba 9/10 jogadores.

"Custou muito ficar de fora no Torneio"


- Em termos individuais, como avalias as tuas prestações em representação da nossa aldeia?
- Tenho dias... Penso que tenho tido algumas falhas que tenho que melhorar. Tenho é a certeza de que cada vez que jogo tento fazer o melhor que sei e isso, por si só, já é importante.

- A equipa participou há uns meses num torneio. Infelizmente não pudeste dar o teu contributo, em virtude de uma lesão. Custou muito teres que ficar de fora?
- Claro que custou. Um jogador gosta sempre de jogar e dar o contributo à sua equipa. Quando se está a ver o jogo de fora, uma pessoa ainda se enerva mais com certas situações que decorrem no jogo.

- Para finalizar, queres deixar alguma mensagem aos seladenses? 
- Viva a Selada das Pedras!