domingo, 17 de abril de 2011

MARCAM-SE GOLOS... EM NOME DE SELADA DAS PEDRAS!

18 de Agosto de 2010. Três jogadores de Selada das Pedras, Bruno Gonçalves, Pedro Barata e Tiago Santos, fizeram parte do 'cinco' que, em representação da aldeia de Signo Samo, se sagrou campeão no Torneio quadrangular de Futsal dos Lobatinhos, derrotando a formação anfitriã e a de Sobral Valado. A participação destes atletas seladenses, acabaria por servir como 'pontapé de saída' para a criação de uma formação representativa de Selada das Pedras.

Jogadores e adeptos seladenses festejaram o título conquistado nos Lobatinhos
"O facto de essa equipa ser composta por mais jogadores oriundos da nossa aldeia do que os daquela que estávamos a representar, fez-me pensar na criação de uma representação futebolística de Selada das Pedras. Havendo essa possibilidade, e com o devido respeito por Signo Samo, fazia mais sentido jogarmos ao lado dos nossos e em nome da nossa terra", explica Pedro Barata, mentor do projecto e avançado do conjunto.

Formulada a ideia, o passo seguinte foi colocá-la em prática. A composição do plantel foi fácil, uma vez que todos os jogadores contactados aceitaram o repto com grande satisfação. O defesa Ricardo Santos pensa que "a equipa até já devia ter sido criada há mais tempo" e congratula-se com o facto desta iniciativa "abrir horizontes à Selada das Pedras". Corroborando das palavras do colega, Tiago Gonçalves salienta que "a aldeia já precisava de uma equipa de Futsal para lhe dar mais dinamismo", desejando que "o futuro traga grandes glórias para esta magnífica terra."

PLANTEL MISTURA EXPERIÊNCIA E JUVENTUDE

Desta forma, o conjunto de Selada das Pedras surgiu 'oficialmente' em Dezembro. O plantel, que se mantém aberto à entrada de novos reforços, é composto por oito elementos: Bruno Gonçalves, Paulo Conceição, Pedro Barata, Ricardo Santos, Tiago Gonçalves, Tiago Mateus, Tiago Santos e Vítor Mateus. Com uma média de idades situada nos 32 anos, o grupo é uma mescla de experiência e juventude.

A equipa de Selada das Pedras
Para o veterano da equipa, o defensor Vítor Mateus, de 55 anos, actuar ao lado de jogadores mais jovens "é um prazer". E essa sensação acaba por ser redobrada, pelo facto de ter o seu próprio filho, Tiago Mateus, como companheiro: "Jogar com ele, é quase como sentir a passagem de um testemunho. É algo que há uns tempos era inimaginável e que, por isso, saboreio com muita satisfação". Não obstante considerar ser "apenas mais um dentro do grupo", o mais experiente atleta seladense não refuta o 'peso' que a idade lhe confere no seio da equipa: "O mais velho terá sempre a obrigação de dar bons exemplos aos mais novos. Será sempre essa a responsabilidade que assumirei e que tentarei preservar. Espero que o grupo mantenha a união que caracterizava os nossos antepassados na hora de participarem nos trabalhos árduos do campo, em que todos 'jogavam' para o mesmo lado."

Por sua vez, Tiago Gonçalves, que soma 20 'primaveras', é o 'benjamim" desta formação. Apesar de, em seu entender, "já ter alguma experiência futebolística", o facto de alinhar ao lado dos mais velhos é, na visão do jovem, algo que pode contribuir para o seu crescimento como jogador. "É sempre bom jogar com pessoas mais experientes: puxam mais por nós e dão-nos mais motivação nos embates importantes", admite o médio-ofensivo.

A HONRA, O ORGULHO E O SENTIMENTO DE REPRESENTAR A ALDEIA

Juntar o útil ao agradável. Foi isto que a criação da equipa proporcionou aos jogadores. É uma espécie de 'dois em um', como destaca o defesa Bruno Gonçalves: "Além de praticar um desporto que gosto, ainda tenho a possibilidade de estar com amigos e familiares, o que é fantástico. Como tal, o resultado só pode ser fabuloso." Torna-se, assim, evidente que envergar a camisola de Selada das Pedras tem um significado especial para qualquer um dos atletas. "É um misto de intimidade, sentimento e alma. É como transportar as saudades dos nossos antepassados para um presente de partilha com os outros. Jogar ou fazer qualquer coisa pela terra, é um sentimento de dádiva por ela e pela nossa gente", confessa Vítor Mateus. Para Tiago Gonçalves "é uma honra" representar a aldeia, ao passo que para Ricardo Santos esse facto constitui um "grande orgulho", até pelas boas memórias vividas no passado: "Jogar em conjunto com pessoas com as quais cresci, traz-me boas e grandes recordações."

É por tudo isto que os desafios em que actuam por Selada das Pedras "são jogos distintos dos outros", como assinala Ricardo Santos. Tiago Gonçalves refere que nestes encontros "o sentimento é especial e completamente diferente". Aliás, o jovem realça bem essa maior motivação: "Quando jogamos pela aldeia, há sempre um maior espírito ganhador e damos tudo em benefício de Selada das Pedras."

No tocante a resultados, é óbvio que ninguém joga para perder. A equipa de Selada das Pedras não é excepção à regra, como confirma Pedro Barata: "Claro que entraremos sempre em campo com o objectivo de vencer todos os jogos e, se possível, conquistar mais torneios. Era engraçado trazermos umas taças para ajudar à decoração da nossa Casa do Povo...". Bruno Gonçalves concorda com o seu primo, afirmando que "é claro" que quer ganhar mais títulos. Reconhecendo ser "muito complicado" conquistar troféus, o defesa alerta para a existência de "equipas muito fortes e mais rotinadas, que jogam juntas há mais tempo e com mais frequência." No entanto, na opinião do defensor, "nada é impossível" e a competição conquistada no ano transacto é algo a ter em conta no futuro: "Temos o exemplo do ano passado. A equipa deu 200 por cento e conseguiu vencer o Torneio dos Lobatinhos." 

Bruno Gonçalves e Pedro Barata esperam conquistar mais troféus
Todavia, a lógica 'resultadista' está longe de constituir a principal meta da equipa. "O mais importante é conviver, praticar desporto, reforçar a 'alma seladense' e promover a nossa aldeia", frisa Pedro Barata, acrescentando: "Acima de tudo, queremos deixar uma boa imagem da terra e mostrar que, ao longo dos anos, em Selada das Pedras não só se cultivam hortas, como também se cultivam certos valores humanos essenciais."

No que concerne a compromissos imediatos da equipa, está previsto que esta entre em campo brevemente. Existe um acordo com a formação dos Lobatinhos para a realização de um jogo, a ter lugar na Póvoa de Santa Iria, em data a agendar. Para além desse desafio, está em estudo a possibilidade de Selada das Pedras disputar outro encontro, diante de uma equipa lisboeta, em Sacavém.

Como tem sido apanágio nos jogos, a equipa de Selada das Pedras espera contar novamente com os seus adeptos nos duelos futuros, algo que, como diz Bruno Gonçalves, mostra que "as pessoas gostam da equipa e apoiam-na."

Que este apoio se mantenha. São estes os nossos campeões. É esta a equipa da nossa terra. Força Selada das Pedras!