sábado, 9 de abril de 2011

À CONVERSA COM... JOSÉ ALBERTO GONÇALVES

"Temos dois projectos para avançarem em breve"

Tem sido um dos grandes dinamizadores do desenvolvimento na aldeia. Foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Grupo Regionalista de Selada das Pedras. Aos 51 anos, José Alberto Gonçalves ocupa novamente o cargo presidencial da colectividade, contabilizando mais de duas décadas à frente da mesma. Nesta entrevista, "Zé Alberto", como é popularmente tratado na terra, faz um balanço dos 25 anos da associação a que preside, falando-nos também sobre o futuro.

Blog - O Grupo Regionalista de Selada (GRSP) comemorou já as bodas de prata. Que balanço faz destes 25 anos de actividade?
José Alberto Gonçalves - O balanço é extremamente positivo, face aos objectivos a que nos propusemos aquando da fundação da colectividade.

- Quais os grandes melhoramentos que se verificaram na aldeia neste período?
- Gostaria, em primeiro lugar, de destacar o trabalho efectuado pela primeira direcção, com a rectificação da Estrada Municipal, entre Selada das Pedras e a Estrada Nacional 112, e a construção da Casa do Povo. Para além disso, conseguimos a cedência, por parte da Câmara Municipal de Oleiros, do edifício escolar, depois do seu encerramento como escola, de modo a funcionar como capela. Há cerca de 20 anos que é nesse espaço que decorrem todas as cerimónias religiosas na aldeia.

- Mas para além dessas melhorias que referiu, existem, por certo, outras mais...
- Sim, a vários níveis. Em termos de acessos, verificou-se o asfaltamento das ruas e a abertura de uma estrada que vai da Capela de Nossa Senhora de Fátima até ao cimo da povoação, com a devida iluminação pública.
No que se refere ao abastecimento público de água, a Câmara Municipal de Oleiros construiu um depósito de abastecimento, bem como remodelou toda a conduta de distribuição de água. Inclusivamente, nesta última fase, os domícilios do lugar de Pereiros (situado a 500 metros da aldeia) foram também contemplados.
Depois, em matéria de electrificação, foram colocados mais candeeiros de iluminação pública nas Brejeiras e em alguns pontos da aldeia. Verificou-se, igualmente, uma remodelação de toda a rede eléctrica de iluminação pública, com a colocação de um novo posto transformador.
Mas não ficamos por aqui... O embelezamento e a limpeza da aldeia têm sido outras das prioridades. Nesse sentido, colocámos placas toponímicas, construímos um painel de boas-vindas à entrada da povoação e, a nosso pedido, houve a colocação de dois contentores para depósito do lixo. E por falar nisso, recentemente foi também colocado um Ecoponto em Selada das Pedras, por iniciativa da Câmara Municipal de Oleiros.

- Referiu-se anteriormente à Casa do Povo e à Capela da aldeia. Essas infra-estruturas têm sido alvo de melhoramentos?
- Sim. Em relação à Casa do Povo, além da constante aquisição de diverso material logístico, a anterior direcção requisitou a baixada de luz e construiu o telheiro anexo à mesma. No ano passado, 2010, a nosso pedido, a autarquia requalificou o espaço junto à Casa do Povo, construindo muros de suporte. Embelezámos também essa área, colocando, na parte central, uma floreira em pedra com um alambique.
No que concerne à Capela de Nossa Senhora de Fátima, também temos vindo a levar a cabo várias intervenções, com a colaboração da Câmara Municipal de Oleiros e da própria 'capela'. Houve uma beneficiação do espaço envolvente, com a plantação de pinheiros decorativos e várias plantas de jardim. Ainda no mesmo local, colocámos uma imagem da Nossa Senhora e um Cruzeiro. No edifício, procedeu-se à pintura - interior e exterior -, à remodelação das casas de banho e à colocação, no alpendre, de duas placas comemorativas das visitas pastorais dos Srs. Bispos. Ofertámos igualmente duas imagens e algum material logístico. E já que falamos em estruturas religiosas, convém não esquecer que, há pouco tempo, foi feita uma remodelação na Capelinha das Alminhas, no Largo do Forno da Telha.

- Depois de todos estas intervenções na aldeia, ainda há projectos na 'manga'?
- Apesar das actuais dificuldades financeiras com que nos debatemos, o que é compreensível face à actual conjectura do próprio País, temos dois projectos para avançarem em breve. Temos a decorrer, por nossa iniciativa, a campanha "Um euro, uma telha", com vista a remodelar o telhado da Capela de Nossa Senhora de Fátima. Depois, pretendemos levar a efeito a segunda fase da recuperação da fonte centenária e do lavadouro/poço da fonte, ficando, assim, terminada toda a obra do núcleo antigo da aldeia, em pedra de xisto.
Não se tratando de um melhoramento, temos outro projecto em mente: homenagear António Barata dos Santos, secretário da primeira direcção, recentemente falecido. Nesse sentido, gostaríamos de dar o seu nome ao Largo das Brejeiras.

- No que consiste essa campanha intitulada "Um euro, uma telha"?
- A campanha consiste na venda de livros de rifas, cuja receita reverterá a favor da referida obra.

"Vale a pena ser dirigente associativo quando se trabalha com autarcas deste nível"

- Tratando-se de uma pequena aldeia, como foi possível concretizar todas essas acções de desenvolvimento?
- Tudo isto foi possível graças à realização de almoços-convívio, nos quais várias pessoas ofertaram diversas peças que serviram para angariar fundos, através de leilões. Organizámos também torneios de Tiro aos Pratos que nos trouxeram algumas receitas, isto para além da quotização dos associados. No entanto, os principais apoios foram as entidades do poder local, nomeadamente a Câmara Municipal de Oleiros.

- A propósito do poder local, qual o relacionamento da colectividade com a Câmara Municipal de Oleiros e com a Junta de Freguesia de Cambas?
- Gostaria de referir que a ligação da colectividade com a Câmara Municipal de Oleiros foi sempre pautada por uma relação de confiança. A Câmara Municipal de Oleiros mostrou sempre a sua disponibilidade para nos apoiar em todos os projectos que lhe apresentámos. Não posso deixar de aproveitar esta oportunidade para agradecer a atitude extremamente correcta que José Santos Marques, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, e Vítor Antunes, Vereador com o Pelouro do Associativismo, têm tido ao longo destes anos para com o GRSP. Vale a pena ser dirigente associativo quando se trabalha com autarcas deste nível.
No que diz respeito à Junta de Freguesia de Cambas, o relacionamento tem sido cordial. A nossa ligação à Junta de Freguesia de Cambas baseia-se na ajuda que ela presta em melhoramentos pontuais e na limpeza da aldeia.

- Algumas pessoas, sem raízes em Selada das Pedras, têm aqui investido, adquirindo e remodelando casas antigas. Até que ponto este facto contribui para o desenvolvimento da aldeia?
- Como é sabido, algumas dessas casas estavam em avançado estado de degradação, o que em nada favorecia Selada das Pedras. As referidas pessoas tiveram um papel extremamente importante, contribuindo para dar uma nova imagem da aldeia e, ao mesmo tempo, ajudar a travar a desertificação da mesma.

"Apoiaremos a equipa de Futsal de Selada das Pedras"

- Falou nos almoços-convívio e nos torneios de Tiro aos Pratos. Além destas iniciativas, chegaram a realizar-se espectáculos musicais e Torneios de Sueca, etc... No entanto, nos últimos anos, a aldeia tem tido poucos eventos de carácter lúdico e social. A que se deve esta ausência de iniciativas?
- Como referi anteriormente, a delicada situação financeira dificulta a realização de eventos. No entanto, é nossa intenção levar a efeito um almoço de confraternização, no próximo mês de Agosto, bem como um Torneio de Sueca e um leilão.

- Em termos desportivos, foi recentemente criada uma representação de Selada das Pedras em Futsal. Esta equipa conta com o apoio do GRSP?
 - Com certeza que sim. Todas as iniciativas que sejam criadas para dar a conhecer a nossa aldeia, independemente do seu cariz, serão sempre bem-vindas. Certamente que vamos estar atentos e apoiaremos a equipa de Futsal, dentro das nossas possibilidades. Aliás, já tive a oportunidade de comunicar, a um representante da equipa, que iremos patrocinar a estampagem do símbolo da colectividade nas camisolas, tal como os números e os nomes dos jogadores. Foi-nos ainda proposta a realização de um Torneio de Futsal organizado pelo GRSP, durante o mês de Agosto. Acedemos à ideia e faremos as devidas 'démarches' para a concretização desse evento desportivo.

- Para finalizar, qual a sua opinião sobre o blog de Selada das Pedras e a importância que este pode vir a desempenhar?
- Como referi, todas as iniciativas que visam promover o nome da nossa aldeia são sempre bem-vindas. O aparecimento deste blog é mais uma via para promover e dar a conhecer a aldeia e tudo o que a ela diz respeito. Faço votos para que este blog consiga unir as pessoas de Selada das Pedras e que possa estimular a visita de outras pessoas à nossa aldeia.