quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

À CONVERSA COM... JOSÉ ALBERTO GONÇALVES

"Foram cumpridos os objetivos em 2011"

O presidente do Grupo Regionalista de Selada das Pedras faz, nesta entrevista, uma avaliação do ano transacto na nossa aldeia. José Alberto Gonçalves revela também os projectos em mente para 2012, realçando a importância da juventude seladense na causa regionalista.


Blog - Qual o balanço que faz do ano de 2011 em Selada das Pedras?
José Alberto Gonçalves - Faço um balanço extremamente positivo, dado que foram cumpridos os objetivos que nos propusemos. Conseguimos concretizar as obras de restauro da Capela e da Capelinha das Alminhas. Para além disso, ainda adquirimos algum equipamento para a Casa do Povo, como dois armários e uma secretária. Em termos de iniciativas, realizámos o Torneio da Sueca e o almoço-convívio, que foram um sucesso em termos de adesão.

- Já aqui foi noticiada, a 20 de janeiro, a intervenção de melhoramento que vai ser levada a cabo no jardim do Largo do Forno da Telha. Estão previstas mais algumas obras na aldeia neste ano?
- Para além do jardim, vamos propor, à Câmara Municipal de Oleiros, a requalificação da segunda parte da zona envolvente à fonte centenária. Esse projeto no núcleo antigo da aldeia contempla diversos melhoramentos: restauro do poço junto à fonte, construção da parte que falta do muro, em pedra, da fonte até à estrada, fazer a estrada empedrada desde a rua principal até ao poço e, por fim, a construção de duas floreiras na berma dessa rua. Convém referir que esta obra só será possível se tiver o apoio da autarquia dado o seu elevado custo.

- E para além da zona da fonte centenária, existe mais alguma obra planeada em outro local?
- Sim. Em agosto tencionamos homenagear o nosso conterrâneo António Barata dos Santos, construindo um mural que dará o seu nome ao largo das Brejeiras. Queria também acrescentar que amanhã (sexta-feira) terei uma reunião com a Câmara Municipal de Oleiros, para tratar destas e de outras questões.

"Jovens estão mais próximos da aldeia"


- Em termos de iniciativas, o que podem esperar os seladenses em 2012?
- Temos programado a realização de um almoço-convívio e de um Torneio da Sueca, tal como algumas iniciativas desportivas. Temos em mente efetuar uma reunião com um grupo de jovens da aldeia, no sentido de formar uma comissão de festas, com diferentes grupos de trabalho. A finalidade dessa comissão é levar a cabo a realização de novas iniciativas.

- A juventude seladense adquire, desta forma, assim um papel relevante nesta causa regionalista...
- Sim, é importante chamar a juventude e, pelo que constatei no último verão, os jovens estão mais próximos da aldeia. É importante integrar a juventude nesta questão do regionalismo, até porque serão eles os futuros continuadores da nossa coletividade e, sendo assim, os futuros dinamizadores do desenvolvimento da aldeia.

- A equipa de Futsal de Selada das Pedras poderá participar brevemente num torneio inter-aldeias. Pensa que esta representação é benéfica para a terra?
- Sim, claro que sim. Todas as iniciativas em que Selada das Pedras estiver representada, seja a nível desportivo ou cultural, são sempre uma mais-valia para a nossa aldeia. Em relação a este torneio, é mais uma forma de promover Selada das Pedras e a coletividade. Além disso, não nos podemos esquecer que atualmente o regionalismo passa por outras iniciativas que não só a questão de realizar melhoramentos.

- Para finalizar, e como completa um ano no próximo mês de Março, como avalia o papel que o blog tem desempenhado em prol de Selada das Pedras?
- A minha avaliação é extremamente positiva. O blog tem sido um êxito e, segundo informação que me foi facultada recentemente, já vai a caminho das sete mil visitas. Esse número mostra a sua importância como veículo informativo e de divulgação da aldeia e do que fazem as suas pessoas.