domingo, 31 de julho de 2011

ANSIADAS FÉRIAS EM SELADA DAS PEDRAS

O meio de Agosto costuma ser época de romaria a Selada das Pedras. Este ano crê-se que não seja excepção, com vários naturais e descendentes de filhos da terra a rumarem à sua aldeia do coração. Céu Antão é um desses casos, que ilustra perfeitamente o sentimento de muitos seladenses nesta fase.

Com o regresso à sua terra-natal cada vez mais próximo, esta mulher, nascida há 52 anos, confessa que já "sente ansiedade e anda a contar os dias" para passar um período de férias bem especiais na povoação onde viveu até aos 24 anos. "Gosto muito de ir a Selada das Pedras e costumo ir lá sempre que posso, especialmente nas quadras festivas, como o Natal e a Páscoa, e no Verão. Gosto de ir lá para ver a família, visto que alguns familiares só os vejo quando lá vou", diz D. Céu.

Céu Antão, tal como muitos outros seladenses, está ansiosa pelas férias na sua terra
Segundo a nossa interlocutora, qualquer ida à aldeia permite-lhe também recuar no tempo, trazendo-lhe gratas memórias: "Recordo-me que gozei muito naquela terra, onde havia muita alegria. Tenho saudades dos tempos em que lá havia muitos bailaricos e em que nos mascarávamos no Carnaval."

E o que mais cativa Céu Antão no Verão seladense? "Gosto muito de passar férias com a minha cunhada Lurdes, que é como se fosse minha irmã, e de ajudar nas festas, como é agora o caso do almoço-convívio. Aliás, conviver com as pessoas da terra na Casa do Povo é das coisas que mais gosto. Para além disso, gosto de ir às piscinas e às típicas festas de Verão", revela a esposa do Presidente do Grupo Regionalista de Selada das Pedras.

O pior mesmo, na óptica desta mulher, é o momento da despedida nestas idas à aldeia. "Fico sempre triste quando tenho que vir embora de Selada das Pedras. Sinto a falta daquele convívio e daquelas pessoas", afirma D. Céu.

Mas, para já, o tempo é de alegria: Selada das Pedras, que está sempre perto do coração, está mais próxima da vista a cada dia que passa!

sábado, 30 de julho de 2011

GUARDA-REDES DEFINEM RESULTADO

Depois de sete vitórias em outros tantos jogos, a nossa equipa registou, este sábado, a primeira derrota desde a sua criação, perdendo com uma equipa lisboeta, por 11-6, no ringue do Varejense, em Lisboa.

Para este embate, a nossa equipa contou com os seguintes jogadores: Ricardo Santos, Bruno Gonçalves, Paulo Conceição, Tiago Gonçalves e Pedro Barata. Entre as ausências, estava o guarda-redes Tiago Santos e foi muito por aí que o jogo ficou definido... Na baliza seladense actuou um guarda-redes 'emprestado' pelo adversário e cuja qualidade era muito abaixo do minimamente aceitável.

Os cinco seladenses que jogaram hoje
A juntar a isto, esteve também outro guarda-redes, o da equipa adversária, que fez uma exibição verdadeiramente espectacular. O guardião contrário foi o homem do jogo e a chave para o resultado final. Selada das Pedras fez mais do dobro dos remates que o adversário, mas encontrou pela frente um super-guarda-redes, que, a título de curiosidade, já representou o SL Benfica.
 
Bruno Gonçalves estreou-se pela equipa de Futsal de Selada das Pedras
Pedro Barata (3), Tiago Gonçalves (2) e Bruno Gonçalves foram os autores dos golos seladenses neste excelente treino para o Torneio dos Lobatinhos. Pese embora a derrota, a nossa equipa fez um bom jogo, nomeadamente em termos ofensivos, criando várias situações de golo. Em termos defensivos, Selada das Pedras cometeu alguns erros, mas sentiu, sobretudo, falta de um guarda-redes com maior qualidade e com capacidade de comunicação para orientar os companheiros de defesa.

domingo, 24 de julho de 2011

UM MONUMENTO DE HOMENAGEM NA ALDEIA

Desde 2009 que, ao passarmos junto ao núcleo antigo de Selada das Pedras, podemos encontrar um pequeno e belo monumento, erguido em pedra de xisto e com a seguinte mensagem inscrita numa placa: "Em memória dos que nasceram e viveram nesta aldeia e já partiram para sempre. Haja paz às suas almas. JG".


A combinação das letras J e G representa as iniciais do primeiro e último nome do autor intelectual deste memorial, José Gonçalves. E porque terá resolvido este natural da terra investir do seu próprio bolso na construção desta obra? "O que me levou a criar este memorial, foi lembrar-me dos meus pais e dos nossos antepassados que, infelizmente, já faleceram. Temos muitas saudades de todas essas pessoas e, como sinal disso mesmo, decidi fazer este monumento de homenagem a todos eles", explica José Gonçalves.

José Gonçalves tem investido na aldeia de onde é natural
Não obstante já ter levado a cabo mais obras em Selada das Pedras - algumas das quais ainda em curso -, este septuagenário rejeita o rótulo de empreendedor, dizendo, humildemente, que "isso já é muito". José Gonçalves classifica-se apenas como "uma pessoa que gosta de ver as coisas bonitas e que, por isso, tem investido na aldeia". E fazendo jus às palavras deste homem, o certo é que este memorial contribui também para valorizar e embelezar um pouco mais a nossa terra. Selada das Pedras agradece-lhe...

terça-feira, 19 de julho de 2011

CONVÍVIO DA FAMÍLIA SELADENSE

21 de Agosto vai ser dia de festa e convívio em Selada das Pedras. A Casa do Povo da aldeia será o epicentro desta jornada festiva, de confraternização e união entre todos os seladenses.

O programa das festividades terá o seu início pelas 13 horas com o 'prato forte' do dia, um almoço-convívio no espaço exterior da Casa do Povo. O repasto tem o preço de 10 euros por pessoa - gratuito para as crianças com idade inferior a 10 anos - e inclui prato (provavelmente Cozido à Portuguesa ou Feijoada), bebida e sobremesa.

Em seguida, (por volta das 15 horas), será efectuado um leilão de beneficiência, no Salão da Casa do Povo. Todas as receitas provenientes desta iniciativa vão reverter para obras de melhoramento em Selada das Pedras. Desta forma, agradece-se a todos, caso seja possível, que possam contribuir com algumas ofertas para o referido leilão. Todos os contributos serão bem-vindos, desde, por exemplo, garrafas de bebida a peças diversas.

A jornada de convívio poderá ficar concluída com um Torneio da Sueca, a partir das 17 horas. Esta derradeira iniciativa não está ainda confirmada, pois está dependente do número de inscrições na mesma. O valor de inscrição por equipa é de 10 euros, sendo que os três primeiros classificados serão premiados com troféus alusivos ao referido jogo de cartas.

Todos os interessados em participar nesta festa de convívio poderão fazer a respectiva inscrição para os seguintes contactos:
Telefones: 93 725 20 56 (principal), 93 210 36 71 ou 235 594 368 (secundários)
E-mail: seladap@gmail.com

Marquem presença no evento e estejam juntos com a vossa gente e pela vossa Selada das Pedras! Não faltem!!!

PROGRAMA DO CONVÍVIO DA FAMÍLIA SELADENSE (DIA 21 DE AGOSTO)

13.00 h - Almoço-convívio (Casa do Povo)

15.00 h - Leilão de beneficiência (Casa do Povo)

17.00 h - Torneio da Sueca (Casa do Povo) - * a confirmar

sábado, 16 de julho de 2011

EQUIPA SELADENSE SOMA E SEGUE!

Selada das Pedras continua na senda das vitórias no Futsal. A nossa equipa obteve, este sábado, a sétima vitória em igual número de jogos (dois em parceria com Signo Samo e cinco desde que foi criada uma representação exclusiva da aldeia), batendo um conjunto lisboeta por 7-3, no ringue do Parque do Monsanto, em Lisboa.

Para este desafio, a formação seladense apresentou-se com os seguintes jogadores: Rafael Baptista, Tiago Gonçalves, Ricardo Santos, Pedro Barata e Paulo Conceição. Ou seja, Selada das Pedras deparou-se neste embate com um enorme revés, devido à ausência do guarda-redes Tiago Santos. Assim sendo, todos os elementos tiveram que defender a baliza, de forma rotativa, mas nem esse óbice impediu as nossas cores de saborear novo triunfo.

Selada das Pedras alinhou com um cinco inédito até ao momento
A nossa equipa adiantou-se cedo no marcador, no entanto, apesar de ter mais posse de bola e criar mais lances de perigo, viu o adversário virar o resultado para 1-3, fruto de alguns erros defensivos clamorosos. Essa desvantagem seria reduzida para somente um golo antes da paragem para ingerir líquidos, que serviria como intervalo.

Mas, como já começa a ser habitual, o conjunto seladense entrou em força na segunda metade. Escassos minutos após o reatamento, Selada das Pedras já tinha operado a reviravolta no marcador. Essa inversão no 'placard' provocou algum desnorte ao adversário, que daí em diante se mostrou praticamente inoperante. Por seu turno, a nossa formação foi crescendo na partida e aumentando o 'score', que terminou com uma vitória por 7-3.

Ricardo Santos (4), Pedro Barata (2) e Tiago Gonçalves foram os marcadores dos golos de Selada das Pedras neste embate. Este encontro, até pelo facto de ter sido realizado num piso de cimento, constituiu mais um bom treino na preparação para o Torneio dos Lobatinhos, a realizar em Agosto.

domingo, 10 de julho de 2011

UM ROLO COMPRESSOR... SELADENSE!!!

A equipa de Futsal de Selada das Pedras alcançou, este domingo, a sexta vitória em outras tantas partidas, esmagando autenticamente um conjunto lisboeta, por 25-3, em Sacavém. Estes números transformam este triunfo no mais dilatado de sempre da formação seladense.

Para este embate, a nossa equipa fez-se representar por seis jogadores: Tiago Santos, Vítor Mateus, Ricardo Santos, Tiago Gonçalves, Rafael Batista e Pedro Barata.

Selada das Pedras apresentou-se pela primeira vez com seis jogadores
Quanto ao jogo propriamente dito, além dos marcadores dos golos, não há mais nada a realçar, tal a supremacia seladense que o resultado evidencia. Assim sendo, com excepção do guarda-redes Tiago Santos, todos os elementos do nosso conjunto fizeram o 'gosto ao pé'. Pedro Barata (9), Tiago Gonçalves (8), Rafael Batista (4), Ricardo Santos (2) e Vítor Mateus (1) foram os autores dos tentos de Selada das Pedras, aos quais se soma ainda um auto-golo.

Este resultado e a elevada qualidade de jogo acabam por traduzir o maior entrosamento entre os elementos da nossa equipa, o que até facilitou as estreias que aconteceram...

ESTREIAS AUSPICIOSAS

Ricardo Santos e Rafael Batista foram, nesta partida, debutantes com a camisola seladense. No caso de Ricardo, apesar de já integrar a nossa formação, ainda não havia estado disponível nos embates anteriores. Por sua vez, Rafael foi o último jogador a ser recrutado para a equipa de Selada das Pedras, em virtude de a sua trisavó ser natural da nossa terra.

Rafael Batista e Ricardo Santos estrearam-se com bons desempenhos
Os dois estreantes exibiram-se a bom nível, tal como os restantes companheiros, contribuindo para o expressivo sucesso das nossas cores. Como hoje ficou demonstrado, ambos constituem mais-valias para a formação de Selada das Pedras.

domingo, 3 de julho de 2011

PASSADO E PRESENTE DE SELADA DAS PEDRAS VISTO PELOS OLHOS DE UMA ILUSTRE HABITANTE

Celeste Antunes é uma das figuras mais carismáticas de Selada das Pedras. Nascida e criada na aldeia, deu voltas pelo Mundo, mas sem assentar arraiais e cedo voltando às origens. Presentemente, é a habitante com mais tempo total de residência na povoação. Perante este trajecto de vida, tem, por isso, muito para contar acerca da evolução da terra.

Chegou a viver na Ilha Terceira, nos Açores (mais de um ano), em Lisboa (três anos) e até no estrangeiro, em Hamburgo, na Alemanha (mais de dois anos). No entanto, razões familiares levaram Celeste Antunes a regressar precocemente a Selada das Pedras. Há mais de 30 anos que habita definitivamente na sua aldeia-natal.

Poucos conhecem tão bem a povoação como a D.Celeste, que, desde que nasceu e ao longo dos tempos, foi assistindo ao crescimento da mesma. Diz esta senhora, que andou pelo Mundo, que a aldeia “mudou como da noite para o dia”, realçando as diferenças que têm o tamanho… do ‘mundo’! “Não há comparação entre a Selada das Pedras do tempo em que nasci e a de agora. Naquela altura, a aldeia tinha poucas casas, apenas nove, e era muito mais pequena. Não havia sequer uma estrada até à povoação e as pessoas deslocavam-se por um carreiro. As crianças iam para a escola a pé, mais de uma hora, quer chovesse ou nevasse”, conta a septuagenária.


A terra continua hoje a não ser habitada por muita gente, mas a realidade actual é bem distinta daquela que se caracterizava pelo isolamento e pelas dificuldades sentidas a vários níveis básicos. As mudanças são de tal forma abismais que a ‘Ti’ Celeste classifica a aldeia actual como “uma verdadeira cidade” quando comparada com outrora. “À vista do passado, tudo é diferente. Agora temos telefone, electricidade e água, pois chegámos a ter que andar nos poços a tirar água com um copo para os cântaros”, refere, confessando ainda que “nunca imaginava que um dia fosse possível existirem todas estas coisas na aldeia.”

MUDANÇAS ATÉ ABRANGERAM A VIDA RELIGIOSA DOS SELADENSES

Crente na religião cristã, Celeste Antunes desempenha a nobre função de mordoma da Capela de Nossa Senhora de Fátima. Reconhecendo tratar-se de uma tarefa que “ainda dá muito trabalho”, D. Celeste salienta, no entanto, que a executa “com todo o gosto”.

E até nestas coisas da fé também as melhorias em relação ao antigamente saltam à vista. “Tínhamos que ir à missa a outras terras. Íamos a pé, fizesse chuva ou sol, mas ninguém faltava à missa aos domingos. Agora é mais fácil, porque o padre já cá vem e todos os sábados temos missa na nossa aldeia. Hoje, ao contrário do que acontecia no passado, são algumas pessoas de outras povoações a vir à nossa para assistir à missa”, explica 'Ti' Celeste, com natural satisfação.

Existiram inúmeras transformações na povoação, todavia, há coisas que permaneceram inalteráveis. Dedicada à agricultura, Celeste Antunes mantém, aos 73 anos, a sua rotina diária, tal como outros habitantes da terra. “Todos os dias vou às três hortas que ainda tenho, de manhã e à tarde, mesmo que não tenha lá nada para fazer, vou sempre vê-las”, revela.

A finalizar, a mordoma da Capela de Selada das Pedras mostra ser uma boa anfitriã para todos aqueles que queiram visitar a aldeia, sublinhando que “as pessoas que vêm de fora serão sempre bem-vindas”