domingo, 29 de maio de 2011

SELADA DAS PEDRAS VENCE 'CLÁSSICO'

A equipa de Selada das Pedras deslocou-se este domingo à Póvoa de Santa Iria, onde foi vencer os Lobatinhos por 7-6, num 'clássico beirão'. O desporto, neste caso o futebol em particular, pode funcionar como elo de ligação entre povoações vizinhas, fomentando amizades. Foi o que aconteceu hoje, em que se defrontaram duas equipas rivais, mas, sobretudo, duas aldeias amigas.

Privada do contributo de três defesas, Bruno Gonçalves, Ricardo Santos e Vítor Mateus, a nossa equipa apresentou-se unicamente com elementos de vocação ofensiva. Assim sendo, o conjunto seladense teve que recorrer a adaptações de jogadores no sector defensivo, que neste desafio foi composto por Tiago Gonçalves e Pedro Barata. A baliza voltou a ser defendida por Tiago Santos, enquanto que o ataque ficou entregue à dupla constituída por Paulo Conceição e Tiago Mateus.

A equipa que representou Selada das Pedras neste desafio
A tónica da partida caracterizou-se, sobretudo, pelo assumir das despesas atacantes por parte de Selada das Pedras, tendo os Lobatinhos apostado no contra-ataque. A primeira parte foi equilibrada, terminando com a nossa equipa em desvantagem por 2-3. O resultado verificado no período de descanso explica-se, essencialmente, pela diferença de eficácia na finalização: o adversário foi eficaz nesse capítulo, ao passo que o conjunto seladense teve alguma falta de sorte (duas bolas no poste) e desperdiçou algumas ocasiões claras de golo.

O intervalo permitiu a Selada das Pedras delinear a estratégia para chegar à vitória
A perder ao intervalo, Selada das Pedras entrou com toda a força na segunda parte, criando oportunidades de golo e não deixando 'respirar' os Lobatinhos, remetidos à sua zona defensiva. A pressão ofensiva seladense viria a dar frutos e a reviravolta operada, logo nos minutos iniciais, acabou por não constituir surpresa.

Em situação favorável no 'placard', a nossa equipa passou a fazer uma melhor gestão do jogo, elevando, inclusivamente, a vantagem para dois golos por duas vezes (6-4 e 7-5). No último lance do encontro, os Lobatinhos reduziram a desvantagem, fixando o resultado final em 7-6 a favor de Selada das Pedras.

Como curiosidade, refira-se que todos os jogadores da nossa equipa 'fizeram o gosto ao pé', denotando a força colectiva do grupo. Tiago Mateus (2), Pedro Barata (2), Paulo Conceição (1), Tiago Gonçalves (1) e Tiago Santos (1, de grande penalidade) foram os marcadores dos tentos seladenses.

Ambas as formações estão de parabéns pelo jogo que efectuaram. Foi um embate disputado de forma intensa e com bons momentos de futebol proporcionados pelos dois conjuntos. No que diz respeito ao resultado, a vitória de Selada das Pedras é justa. Aliás, a nossa equipa até justificava uma vantagem um pouco mais ampla, face ao domínio exercido e ao maior volume de jogo ofensivo.

Fica ainda uma palavra de agradecimento para os adeptos seladenses que se deslocaram ao Complexo Desportivo da Quinta da Piedade para apoiar as nossas cores. Resta acrescentar que novo clássico pode ser agendado para o mês de Junho.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

CAPELINHA DAS ALMINHAS, LOCAL MÍTICO NA ALDEIA

Situada no Largo do Forno da Telha, a Capelinha das Alminhas é um dos pontos mais emblemáticos de Selada das Pedras. Este santuário é um mítico local de culto religioso, não só para os habitantes da aldeia, como também para os seus visitantes.

A Capelinha das Alminhas, que expressa a devoção da população seladense à Nossa Senhora de Fátima, foi construída há sensivelmente 40 anos.

Desde que surgiu, todos aqueles que passam pela povoação são 'obrigados' a fazer uma paragem na 'Santinha', como é carinhosamente designada a Capelinha das Alminhas pelos habitantes de Selada das Pedras. Tirar fotografias, fazer orações, pedir protecção à Nossa Senhora ou, simplesmente, contemplar a obra, são alguns dos motivos que levam as pessoas a ficarem por ali durante alguns instantes.

Ao longo de quatro décadas, o santuário já foi alvo de várias modificações, por forma a melhorá-lo. As seguintes fotografias atestam isso mesmo...


A última intervenção neste espaço foi concluída em finais de Março. A Capelinha das Alminhas apresenta-se actualmente com uma imagem renovada, mais moderna e agradável, como pode constatar-se na fotografia que se segue...

Certo é que, por mais anos que passem e independentemente das transformações a que eventualmente possa ser sujeita, a 'Santinha' será sempre uma das imagens de marca de Selada das Pedras.

domingo, 8 de maio de 2011

GOLEADA SELADENSE EM SACAVÉM!

A equipa de Selada das Pedras regressou este domingo ao activo, obtendo um expressivo triunfo, por 16-7, sobre um conjunto de Sacavém.

Para este embate, que teve a duração de 90 minutos (30 na primeira parte e uma hora na segunda), a formação seladense apresentou-se com apenas cinco elementos. Bruno Gonçalves, Paulo Conceição e Ricardo Santos estiveram indisponíveis por diferentes motivos. Assim sendo, a nossa equipa jogou da seguinte forma: Tiago Santos; Vítor Mateus, Tiago Gonçalves; Pedro Barata e Tiago Mateus.

O 'cinco' de Selada das Pedras neste jogo
A partida acabou por tornar-se mais fácil do que seria de esperar. O equilíbrio foi a nota dominante durante os primeiros 15 minutos, mas, a partir daí, Selada das Pedras passou a ter o comando do desafio, disparando no marcador. Ao intervalo, a nossa equipa já vencia por 4-1.

Na etapa complementar, a tónica do jogo manteve-se. Com uma boa organização defensiva, um guarda-redes inspirado a defender - e que até marcou um golo! - e um contra-ataque venenoso, Selada das Pedras foi dilatando o 'score'.

Tiago Santos rubricou espectacular exibição na baliza seladense
A nossa equipa chegou a dispor de uma vantagem de dez golos (13-3), mas, devido a algum relaxamento, permitiu uma ligeira recuperação do adversário (13-7). Contudo, a supremacia de Selada das Pedras, fruto do aumento de concentração, voltou a vir ao de cima na parte final do encontro, o que permitiu fechar o 'placard' numa concludente vitória por 16-7.

Tiago Mateus (6), Pedro Barata (5), Tiago Gonçalves (3) e Tiago Santos (1) foram os autores dos golos seladenses, aos quais se junta ainda um auto-golo.

Vítor e Tiago Mateus, pai e filho. Duas gerações, uma camisola
Em suma, o resultado final traduz a indiscutível justiça da vitória de Selada das Pedras, não obstante haver ainda muito a melhorar no futuro. Todavia, face à escassez de jogos e rotinas colectivas, era difícil pedir mais à nossa equipa. No fundo, para além da satisfação inerente a um triunfo, este desafio serviu para aumentar a confiança e a motivação da equipa para os embates seguintes.